Pular para o conteúdo
Início » Blog » Saúde mental: O que é e como ela é construída ou destruída

Saúde mental: O que é e como ela é construída ou destruída

Hoje em dia muito se fala sobre a importância da saúde mental, mas apesar disso, a compreensão do que de fato se trata e o que está sendo chamado de saúde mental ainda é um pouco confuso para muitas pessoas.

Seria saúde mental algo que está relacionado à mente? Mas então o que seria a mente? Algo que ocorre “dentro da cabeça”? Mas quando eu tenho uma crise de ansiedade meu coração dispara mesmo se eu não estiver pensando em nada. Veja só como a confusão e a dificuldade em descrever é totalmente compreensível.

Mas então o que é saúde mental?

Como psicóloga comportamental definiria da seguinte forma:

Saúde mental pode ser compreendida como a possibilidade que temos de estar no mundo e tomar ações de modo com que as relações (com os outros e consigo mesmo) não traga prejuízos. Desta forma, é ter a possibilidade de agir, apesar das adversidades e problemas da vida. Ter saúde mental é a possibilidade de ter uma vida que permita movimento.

Partindo dessa ideia de saúde mental, não há como separar nossa mente de nosso corpo. Quando o corpo adoece a saúde mental também é prejudicada e vice versa isso porque somos mente e corpo, somos um “ser” como um todo. Tanto a doença mental quanto a saúde mental são construídas a partir das relações que temos com o mundo.

Uma pessoa que vive em um lar cheio de brigas, que não tem suas necessidades atendidas (comida, afeto, atenção…)  e que não tem condições de procurar ajuda (seja por falta de dinheiro, pela falta de suporte na saúde pública ou porque nunca aprendeu a pedir ajuda) com certeza ficará adoecida! Essa pequena descrição feita é a combinação perfeita para o surgimento de uma depressão.  Se essa situação não for mudada pouco provável que a depressão possa ser curada.

Por que a psicoterapia ajuda?

A psicoterapia ajuda a pessoa a construir habilidades que não foram possíveis de serem construídas devido a sua história de vida. Essas habilidades incluem principalmente capacidade de a resolução de problemas e de se relacionar com os outros e consigo mesma de forma saudável.  A partir dessas suas habilidades outras são automaticamente construídas como é o caso da resiliência.

A psicoterapia também ajuda a pessoa a substituir modos prejudiciais de resolver os problemas visto que essas formas que foram aprendidas trazem mais problemas do que soluções (como é o caso do uso de drogas, automutilação, isolamento, agressão física…)

Marcações: