Pular para o conteúdo
Início » Blog » Aliviar emoções intensas: reflexo de mergulho

Aliviar emoções intensas: reflexo de mergulho

Em momentos de crise os sentimentos ficam à flor da pele.  Aliviar emoções intensas como a raiva, tristeza e angústia que tomam conta rapidamente nosso corpo e de nossa mente não é fácil, podendo ser vista como tarefa impossível. Com isso, as chances de “fazer besteira” ou agir guiado puramente pelas emoções são altas.

Lidar com essa intensidade acaba sendo muito difícil, mas existem algumas técnicas que podem te ajudar a modificar a química corporal responsável por essa excitação emocional nos momentos de crise. 

Confira a técnica a seguir.

Técnica: ativação do "reflexo de mergulho"

Quando estamos em crise, o sistema nervoso simpático é ativado. Esse sistema é responsável por nos colocar em modo de luta e fuga e com isso há aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da temperatura corporal e os sintomas que costumamos chamar de ansiedade. O sistema nervoso parassimpático faz justamente o contrário, coloca nosso corpo em estado de “repouso” diminuindo a excitação emocional. 

O reflexo de mergulho tem como objetivo ativar o sistema nervoso parassimpático de maneira rápida e dessa forma aliviar emoções intensas. Vamos ao passo a passo.

Baixando a temperatura corporal com água gelada

Você vai precisar de: uma vasilha grande o suficiente para caber sua cabeça; água gelada ou água com gelo; uma toalha. Se não tiver uma vasilha, pode utilizar a pia tampando o ralinho. 

Incline-se, prenda a respiração e coloque o rosto (até as têmporas) em uma tigela de água fria por 30 a 60 segundos ou até começar a se sentir desconfortável. 

Em geral, isso é suficiente para induzir o reflexo de mergulho. Quanto mais fria a água e mais demorada a imersão, melhor o funcionamento desse recurso. 

No entanto, a água não pode estar gelada demais.  Água abaixo de 10°C pode causar dor facial durante a imersão. (Marsha M. Linehan, 2017).

Exemplo de como induzir o reflexo de mergulho
Exemplo de como proceder

Variações que também podem ajudar

Use uma bolsa de gelo, um saco lacrado com gelo e água (enrole em um pano para não ficar frio demais) ou uma compressa fria e molhada sobre o rosto, principalmente na região dos olhos e nas bochechas. Prender a respiração por alguns segundos enquanto faz isso potencializam os efeitos. 

Jogar água fria no rosto pode ser suficiente em alguns casos. Prenda a respiração por uns segundos para potencializar o efeito.

Algumas precauções!

Como há uma rápida indução do sistema parassimpático e baixa da temperatura corporal, pessoas com problemas cardíacos devem consultar seu médico.  Outras condições como bulimia e anorexia também requerem cuidado e permissão médica. 

O efeito tem curta duração, deste modo a emoção intensa pode retornar se você não buscar resolver o problema que a desencadeou de alguma forma ou buscar outras ações como distrair-se com uma atividade prazerosa. 

Essa técnica ajuda na regulação emocional em um momento de crise, mas não resolve o problema que a gerou. Use com precaução e procure ajuda de um psicólogo. 

Vídeo explicativo: (Ative as legendas em português)

Marcações: